Nanotecnólogo mostra no que as tatuagens podem ser úteis

Tatuagem é uma forma de revelar quem você é para o mundo, mostras suas ideias e concepções de vida, como também o que acha bonito. 

Mas esse cientista alternativo dos Estados Unidos resolveu ir além.
 


O artista visual e químico Carson Bruns gosta tanto de tatuagens que dedicou experimentar até mesmo em sua própria pele os testes para inovações no ramo. Depois de perceber que uma múmia italiana conservada por 5 mil anos ainda preservava as tatuagens, ficou emocionado e decidiu trabalhar com elas. O nome do corpo preservado é Ötzi, e é a múmia com a pele preservada mais antiga registrada. Ela é do tipo saudável. Suas 61 tatuagens são estrategicamente colocadas em partes do corpo que eram supostamente doloridas, com formatos de risco, provavelmente para guiar as agulhas em tratamentos como acupuntura. Vemos, por conclusão, que as tatuagens são muito antigas, e utilizadas até hoje.

Tipos de tatuagens

O pesquisador Carson procurou fazer com que elas não sejam só um adereço para representar ideias, como também uma utilidade prática no dia a dia. Entre as três funcionalidades descobertas estão:

Tatuagem Termômetro

A temperatura do corpo humano varia entre 36° a 37°C. Usando uma tinta sensível à fontes de calor e frio, foram tatuados três quadradinhos no braço do testador, cada uma delas mostrava a sua cor se o ar estivesse um grau celsius acima. Conforme os testes, a tinta ficou mais viva conforme o clima. Se estava na temperatura mais alta, os dois outros quadradinhos também ficavam acesos. Isso é útil para doenças que mudam a temperatura corporal e um modo de verificar se estamos com febre e possíveis infecções.


Brilhando no escuro | Foto por: Ozy


Tatuagem contra Câncer de sol

Nosso olho não é capaz de verificar se o protetor que passamos já foi evaporado. Nos estados unidos, país de onde o pesquisador mora, muitas pessoas ainda sofrem de câncer de pele. É a famosa tatuagem que acende com a luz ultravioleta: ela também pode medir se o protetor solar já sumiu da pele. A medição é feita da seguinte maneira: se você fizer uma letra tatuada no pulso, por exemplo, e passar protetor solar, quando o protetor sair, ela irá te avisar brilhando.
  • Esse tipo de tinta ultravioleta é conhecida por acender quando colocada sobre exposição de uma lanterna, e principalmente à noite, no escuro, fica ainda mais visível seu efeito neon.
  • Os clubbers que faziam rave antigamente utilizavam muito esse tipo de marca na pele.

Vale lembrar: A tinta dessa tatuagem é considerada tóxica pois contém alumínio, mas as tintas normais, tanto pretas quanto coloridas, também são compostas por elementos tóxicos, como o azo, e prejudicam as órgãos conforme estudos. Até as tintas que colocamos nas nossas paredes, no esmalte das unhas, maquiagens, roupas e objetos também tem os pigmentos mais comuns e baratos da indústria, que são metais pesados.


Tatuagem Elétrica

Os fãs de Super Shock irão ficar super alegres. Desta vez, a intenção é dar eletricidade para quem tem problemas do coração. Confuso? O objetivo da tatuagem é emitir energia quando o Marca-Passo - aparelho utilizado para medir os batimentos cardíacos - perder a bateria, podendo recarregar de forma prática ao encostar na tatuagem da pele. Essa tinta ainda está sendo estudada.

•••
Essas três tintas não possuem cor normalmente. Podemos ver que os efeitos de temperatura, luz UV e eletricidade estão ativos justamente quando elas acendem sua cor. É uma questão delicada, pois elas servem para ajudar a saúde, mas ao mesmo tempo, são compostas por materiais que prejudicam

Aliás, você sabia que a tatuagem sai de nosso corpo conforme o tempo porque o organismo a reconhece como um invasor, com propriedades não-naturais que devem ser jogadas fora? E assim ele vai se esforçando para fazê-la desaparecer. Mas tudo isso não remove o poder significativo dessas artes como representação pessoal. E você, o que achou dessas tecnologias? Usaria alguma? Elas são práticas? Fale para mim, nos comentários! :)

Postar um comentário

0 Comentários