A escultura do pensador é uma lenda na arte, história, poesia e filosofia. Abordando tantos temas, ela tem "caldo para dar" nesse artigo, onde iremos abordar desde o aspecto da sua construção em forma de arte, como os conceitos que o autor se inspirou para fazê-la - e no que podemos refletir sobre isso visando a sociedade atual.
O criador - Auguste Rodin
Auguste Rodin foi um pintor e escultor frânces nascido em Paris - França, 12/09/1840. Entre 1900 a 15 anos depois, foi considerado o maior escultor vivo do mundo. Depois de uma viagem para a Itália se conectou com clientes que pediram para que fizesse uma obra baseada na série de livros italiana a Divina Comédia em um museu de Paris. A obra devia representar "os portões do inferno", uma parte do livro. Nela, ele projetou um pensador centralizado, que acabou virando uma escultura à parte, devido ao seu prestígio.
A criação de O pensador nas palavras de Rodin
"A obra "pensador" tem uma história. A minha projeção diante da encomenda do museu era que, diante de uma porta, sentado na pedra, Dante estaria sentado, pensando no plano do poema dele... pensando em todos os personagens da saga de livros A Divina Comédia. O fino asceta Dante estaria vestido com uma túnica, separado de todo o resto dos personagens de sua obra. Eu vi que esse conceito teria sido sem sentido." "Guiado pela minha primeira inspiração, concebi outro pensador - dessa vez, a versão atual. Um homem nu, sentado em uma pedra, com o punho contra os dentes, sonhando. Eu estava querendo criar uma imagem universal. O pensamento fértil se desenvolve lentamente dentro do cérebro do pensador. Ele não é mais um sonhador, é um criador."Portão do inferno por Auguste Rodin - Trabalho baseado em A divina comédia |
Análise da Divina comédia
Vamos começar pela parte do livro Inferno na saga Divina comédia - a passagem tão importante para Rodin, que foi o escultor encomendado de fazer a obra na imagem vista acima baseados nesse trecho do livro.O artista foi encarregado e recebeu dinheiro para construir a escultura dos portões. Era seu trabalho atrair clientes que sabiam que ele produziria obras à pedidos.
Nesse trecho do livro "Inferno", vemos uma jornada que começa numa selva escura e cheia de feras. Dante encontra o espírito de Virgílio, seu guia. Na entrada do inferno, sem portas ou cadeados, há uma mensagem acima desse portal, segundo as palavras do livro - um aviso mostrando como será o ambiente e o definindo:
Através de mim emana a eterna dor e toda a gente que é perdida. O meu alto criador foi movido por justiça, ele me fez com o divino poder - o saber supremo e o primeiro amor. Antes de mim, coisa alguma fora criada. Exceto as coisas eternas - assim como eterna eu sou. Deixai todas as esperanças, vós que entrais!
Pensador no centro da parte superior em "A porta do inferno |
Estátua do pensador
Baseado no livro, uma possível inspiração para o escultor fazer o pensador é que ele está acima do bem e mal, do céu e do inferno - é um ser vivo consciente que reflete sobre as coisas existentes no mundo, tanto na sua visão, como na do próximo. Na obra literária que inspirou a estátua, o inferno é o lugar para onde vão os seres guiados pelos instintos do momento - sem se aprofundar no próprio ser.Aristóteles faz a justiça
Essa parte do livro Inferno foi escrita com base na ética de Aristóteles, exposta na obra Ética a Nicômaco, no início do livro VII:Devemos observar que há três aspectos das coisas que devem ser evitados nos modos: a malícia, a incontinência e a bestialidade.”
A alma sem controle tem culpa, mas a culpa é menos grave que o dolo, a vontade de pecar. Esta vontade, quando surge de ocasião, como manifestação da natureza animal é ainda menos grave que aquele pecado que é cometido de forma arquitetada, premeditada, usando a inteligência própria do ser humano a serviço do mal. Ainda assim, é menos grave um indivíduo arquitetar e executar um crime contra um desconhecido - que pode se defender de um estranho que o ameaça - que ele fazer o mesmo com alguém que confia nele, e por isto está indefeso e desarmado. A traição, portanto, recebe a justa punição máxima, nas profundezas mais profundas do inferno
Isto é o modo de ver dentro do livro católico.. bem julgador, não é?
Interpretações do Inferno
Porém, é importante salientar que o inferno da Divina comédia tem várias "passagens" - lugares diferentes onde os seres vão de acordo com suas ações. AApesar de ser uma obra com carácter existencialista, ainda é antiga e fundada com conceitos de cristianismo - Dante nasceu e escreveu os textos em Veneza - Itália, local próximo da cidade do Vaticano, a sede cristã que espalhou a religião pelo mundo nos tempos seguintes.
Nós sabemos que todo ser humano que viveu tempo suficiente teve maturidade para lidar com "traições, roubos, veneno, hipocrisia, maldade".
A experiência nos mostra que entendemos os aspectos malignos no próximo porque reside em nós mesmos - senão, nem conheceríamos.
Como um lugar como "o inferno dos traidores" pode coexistir com a sensatez, se todo ser humano trai sem querer?
Trair é escolher outro além do que você tem elo.
Quantas vezes você optou por algo que não prioriza seu parceiro na relação?
A traição tem vários aspectos - posso dizer que, dependendo da interpretação, todo ser humano trai uma vez na vida - até mesmo quando finge não ouvir algo por beneficiar suas intenções ou quando prioriza a própria vontade.
Características da escultura: O pensador
Alguns trejeitos foram feitos com o intuito de reforçar o quanto esse ser é pensativo. Entre eles, temos:- Cabeça inclinada, queixo apoiado na mão: é uma pose que mostra um ângulo de quem se recolhe em si mesmo. A testa se mostra pesada, e os traços do rosto são definidos e trabalhados.
- Conexões de ambos os lados: o cotovelo direito do pensador está encostando na perna esquerda, revelando contato entre opostos. A mão esquerda também cai sobre a perna do mesmo lado, de forma relaxada sobre o joelho.
- Dedos dos pés contraídos: expressam intensidade e concentração. É uma retratação física visível da luta mental interior. A tensão se estende até os músculos contraídos e saltados da panturrilha, que dão impressão de movimento, apesar da pose sentada.
- Músculos da costas: essa parte tem tantas "curvas" que, na visão de luz e sombra, lembra a pintura impressionista originada no lugar onde o escultor Rodin nasceu - que é exagerada em traços.
Heidegger, o filósofo poeta
Heidegger, nosso pensador alemão, fez um compiladoO escurecimento do mundo nunca chega à luz do ser. Estamos muito atrasados para os deuses e muito jovens para realmente ser. O poema do ser, a princípio, é o homem. Buscando ir em direção a uma estrela - apenas isso. Pensar é limitar-se a um único pensamento - que um dia permanece parado como uma estrela no céu do mundo."
Quando a coragem do pensamento deriva da vontade do ser, a linguagem do destino prospera. Assim que temos a coisa diante de nossos olhos - nos capacitando para ver - e em nossos corações um ouvido para a palavra, o pensamento se torna eficiente."
Poucos são experientes o suficiente na questão da diferença entre um estudo de escola e a importância do pensamento. Se no pensamento houvessem adversários e não meros oponentes, a ideia do pensamento seria mais próspera.
Nós nunca chegamos ao pensamento. Ele vem até nós. O esplendor do simples." "Somente a imagem formada mantém a visão. No entanto, a imagem formada repousa no poema. Como a alegria poderia fluir através de nós se quiséssemos evitar a tristeza? A dor cede seu poder curativo onde menos esperamos."
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